O valor do ecossistema de RH

Com um mercado de trabalho em constante mudança, é fundamental a existência de um ecossistema de RH integrado e especializado.

Com as necessidades do mercado de trabalho a mudarem a um ritmo acelerado, é fundamental a existência de um ecossistema de recursos humanos integrado e especializado capaz de ajudar empresas e candidatos a encontrar as melhores soluções. Não só porque fomenta a criação de novas e melhores oportunidades, mas também porque tem como objetivo criar um ambiente sustentável e favorável para todos os envolvidos, quer sejam empresas ou candidatos.

Um mercado com uma pool de talentos tão variada e sectores de trabalho tão diversos dita a necessidade de um ecossistema de RH (recursos humanos) composto por elementos especializados nesses mesmos sectores. A criação de sinergias específicas e personalizadas entre trabalhadores e empresas vai ajudar a juntar talentos e oportunidades alinhadas às competências e objetivos de cada um.

Isto é especialmente percetível ao viver num mundo com crescente escassez de competências nos diversos sectores, em que um ecossistema 360° de recursos humanos permite identificar quais os aspetos que as pessoas devem desenvolver, através de, por exemplo, formação, para que se adaptem aos requisitos em constante mudança do mercado. O mesmo acontece quando falamos da internacionalização do mercado de trabalho, que trouxe desafios na competição por talentos e que agora ultrapassa as fronteiras. Esta é uma nova realidade e a troca de conhecimento e experiência existente num ecossistema de RH mais amplo e global enriquece tanto as empresas como as comunidades onde operam.

Estas sinergias permitem melhores resultados. Permitem perceber que investir em formação, explorar oportunidades internacionais e especializar a consultoria que é prestada tornam o mercado de trabalho mais dinâmico e próspero para todos. Olhar para os RH holisticamente faz com que seja possível maximizar o potencial da força humana aos olhos das empresas e faz com que as empresas identifiquem os talentos que mais se ajustam às suas necessidades.

  

 

Artigo publicado originalmente na crónica Lavorare do Expresso.

Thomas Marra

Country Manager
Gi Group Holding

Share this news

Descubra mais