Relações com Investidores
Prezados Stakeholders,
2020 foi um ano marcado pela pandemia do COVID-19, que teve um impacto inevitável nas principais métricas econômicas: o PIB global caiu 4,4%, enquanto o da zona do euro caiu 6,8%.
Na Europa, a taxa de desemprego subiu de 7,4% em dezembro de 2019 para 8,3% em dezembro de 2020. O aumento foi limitado em grande parte pelas políticas de apoio ao emprego introduzidas pela maioria dos países europeus.
Em um cenário tão desafiador, que esperamos que nunca se repita, o Gi Group demonstrou sua solidez. O volume de negócios em 2020 subiu para 2,5 bilhões de euros, essencialmente estável face ao valor do ano anterior, com o EBITDA em 62,5 milhões de euros, uma queda de 13,7% em 2019 mas superior em 3 milhões de euros ao orçamento de 2020, revisto após o início da pandemia.
Estes resultados foram alcançados mantendo, e sempre que possível aumentando, o know-how que consolidamos nos últimos anos: não é por acaso que o número de colaboradores diretos em 2020 subiu para quase 6.000.
Paralelamente, foi realizada uma análise detalhada dos investimentos previstos e, sempre que possível, racionalizou-se os custos, de forma a não prejudicar o potencial de crescimento da empresa.
Especificamente:
– diversos investimentos considerados inconsistentes com a situação atual (como marketing e TI) foram adiados
– os pagamentos de aluguel foram renegociados, em parte devido à não utilização dos espaços em decorrência da emergência sanitária
– os colaboradores foram incentivados a usar licenças pendentes e, sempre que possível, todas as medidas de apoio ao emprego disponibilizadas pelos governos locais para apoiar a economia e os negócios durante os períodos de bloqueio foram adotadas
Além disso, em meio a uma situação tão complexa, nunca perdemos de vista nossa principal prioridade: a segurança de nossos colaboradores. Desde o início da pandemia, a grande maioria dos colaboradores conseguiu trabalhar em home office, permitindo a continuidade do serviço e protegendo a saúde do pessoal.
Paralelamente, continuamos investindo no desenvolvimento da carreira: foram ministradas em média 35 horas de formação a cada colaborador, mais do dobro do valor do ano anterior.
Também houve um foco em atividades de grande impacto social e cultural. Esses diversos projetos incluíram o estabelecimento de uma estrutura que delineia o conceito de sustentabilidade aplicado ao mercado de trabalho, a fim de orientar o desenvolvimento de processos internos e de produtos e serviços fornecidos a candidatos, colaboradores e clientes.
Relatório de
2021
Também continuamos expandindo externamente, concluindo várias consolidações e aquisições:
– Em julho foi finalizada a aquisição do Grupo Norte na Espanha. A empresa espanhola é especializada em recrutamento e formação temporária e permanente, com mais de 40 anos de experiência no mercado local.
– Durante o verão, foram concluídas as aquisições da unidade de negócios de recolocação da CareerArc nos Estados Unidos e da Kelly Services no Brasil, filial brasileira da multinacional norte-americana Kelly Services. No mesmo período, foi concluída uma aquisição de controle acionário sobre a Work Service, uma empresa listada na bolsa de Varsóvia, líder na Polônia e em países da Europa Central no setor de serviços de RH.
– Em dezembro a subsidiária Enginium adquiriu a unidade de negócios da Info Solution, empresa com mais de 20 anos de experiência e amplas competências no setor aeroespacial e de defesa.
– Em 25 de março de 2021, foi concluída a aquisição da Jobtome, um dos principais agregadores de empregos online do mundo. Fundada em 2014 e sediada na Suíça, hoje Jobtome opera em 35 países e tem mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo.
– Em maio de 2021, foi encerrada a OPA lançada pelo Gi Group na Work Service. Com esta transação, consolidamos ainda mais nossa participação na empresa polonesa, elevando a participação acionária para 75%.
– Em 30 de junho de 2021, foi adquirida a Axxis Intérim & Recrutement, empresa que opera na França com 54 filiais, oferecendo soluções de recrutamento e formação temporárias e permanentes a mais de 1.700 clientes empresariais.
A abordagem diligente e seletiva do nosso Grupo quanto a investimentos, o cuidado com os seus colaboradores e o foco incessante na expansão externa, permitiram que a empresa retornasse com mais antecedência e melhores condições do que os seus concorrentes assim que o mercado deu sinais de recuperação. No momento da publicação deste documento, estamos vendo resultados consideravelmente superiores aos de 2020 e nas previsões orçamentais para este ano, esperamos agora registar um volume de negócios em 2021 superior a 3 bilhões de euros.
O Gi Group, portanto, continua seguindo seus caminhos de desenvolvimento apesar da crise e confirma sua meta ambiciosa, mas realista, de atingir um faturamento de €6 bilhões até o final do período de dois anos de 2023-2024.
Faremos isso, como sempre, firmes na qualidade do nosso pessoal e dos nossos valores e com um único objetivo em mente, o mesmo desde a sua fundação em 1998: gerar valor por meio da capacidade de compreender e responder às necessidades cada vez mais complexas dos candidatos e empresas.
Stefano Colli-Lanzi
CEO, Gi Group